Amigas!!

quinta-feira, 15 de março de 2012

PAP I_Quadro de Avisos com Bastidor

Olá queridíssimas do meu S2!!
O post de hoje é longooo.
Estou dando uma arrumadinha no meu quarto e para isso estou me arriscando com tintas, pincéis e novas técnicas!!
Querem ver como eu fiz um quadrinho de avisos com pátina provençal?!?!?! (#brincaaasouchiquebenhe)



Materiais:
Bastidores (aquele de bordar ponto cruz)
Tecidinhos fofys
Lixa n° 220
- Pincel macio
Base Acrílica
Tinta marrom e branca (observações e história abaixo)
Vela
Verniz Acrílico Fosco


 Esses materiais são o básico para fazer pátina provençal em qualquer peça de MDF, certo!?

Vamos começar a lixação pintura!
1° Passo: Desmonte o bastidor, a pintura será feita na parte de fora dele (na de dentro não precisa, pq vai ficar escondida); corte a lixa em pequenos pedaços como na foto e força no muque!! Esse bastidor que eu comprei é de bambu, além de vir envernizado, tinha um monte de lasquinhas soltas (3 horas lixando...rsrs).  

2º Passo: Depois de lixar (#muito) e tirar o pó com um paninho macio, passe uma demão de Base Acrílica (eu usei essa aqui da Acrilex), espere o tempo de secagem e dê mais uma lixadinha nas imperfeições.

3º Passo: 'A SAGA DA TINTA'. Vamos ser práticas e econômicas - 1 vidrinho de tinta PVA da Acrilex, além de estar em extinção, não rende nada. Então, conversando com algumas pintoras entendidas do assunto, acabei comprando a tinta LATEX PREMIUM PLUS da LUKSCOLOR.
O papo com o vendedor da loja de tintas: Eu - "Moço preciso de uma tinta PVA pra pintar MDF"; Vendedor - "Temos a Latex e a Acrílica, qual vc quer?"; Eu - "Moço eu não sei, vc que vende tinta e eu que tenho que saber...rsrsr". Depois de muito conversar ele me disse que eu podia levar essa, pq era a tinta que a fulana e a ciclana usavam para fazer artesanato (o bom de morar em cidade pequena é que todo mundo conhece todo mundo e sabe o que cada um faz com a sua tinta né!?! #nemtãobomassim)

A cor escolhida foi a SWINDON 692 - é um marrom bem escuro e que será a base da pátina. Duas demão é o suficiente. Espere secar. Se ficar alguma imperfeição aparecendo, pode lixar mais um pouco.


4º Passo: Mais uma dica econômica. A vela substitui perfeitamente e cera líquida para pátina mega blaster power (só tem preço e eu só achei na internet). Passe a vela e lustre de leve com um paninho para aderir bem a parafina na madeira pintada. O legal é passar mais nos cantinhos e nos detalhes onde vc quer que a pátina apareça.

5º Passo: O mais desesperador...rsrs. Na 1ª demão de tinta branca (também LATEX PREMIUM PLUS da LUKSCOLOR) dá vontade de sair correndo, fica horrível sim e parece que manchou tudo. Não se desespere, com 3 demãos vai ficar bom, eu prometo!! Respeite o tempo de secagem entre cada demão. O secador de cabelo no frio ajuda a diminuir esse tempo.


6º Passo: Adivinha?? Lixarrr!!! Só que essa é a lixada mais legal!! Depois de completamente seca, pegue um pedacinho de lixa e comece a passar nos cantinhos da peça, como uma mágica (TcharaM) sua pátina vai aparecer!!
Para finalizar tire o pó e passe uma demão de Verniz Acrílico Fosco da Acrilex (é o vidrinho que está no canto direito na foto de cima, viram?)


O resultado final foi este!
No próximo post (pq este já está grande demais) ensino a colocar o tecido e a prender na parede sem pregos!

Gostaram?? Qualquer dúvida grita, pq agora eu estou craque no assunto!!
O BeijoOO!!


2 comentários:

Déborah Belmiro disse...

Oi Ellô!
Muito boa dica!
Esses quadrinhos de bastidores são fofys mesmo!!

Beijokas, linda!
cantinhodadeborah.blogspot.com

Karine disse...

Elô, eu amei, ficou lindo.
bjk